18/10/2019 Eliton Dioni 0Comment

Scrum é uma metodologia que engloba técnicas e conceitos para organização e gestão de projetos, principalmente de software. Em uma equipe Scrum, há basicamente três papéis, o Product Owner, Scrum Master e Scrum Team. O Product Owner (PO), é o ponto principal de liderança, responsável pela definição de projetos e sua ordem de construção. Scrum Master é o responsável por auxiliar a equipe de desenvolvimento, facilitando e colaborando com o PO, sendo um ponto intermediário de liderança. Já o Scrum Team é definido como o time de desenvolvimento que se utiliza dos princípios do Scrum para desenvolver o produto proposto pelo Product Owner. Os projetos são separados em ciclos chamados de Sprints, que contém as tarefas a serem desenvolvidas durante esse período. Essas atividades são definidas a partir da lista de prioridades formadas pelo Product Backlog. Cabe ao time de desenvolvimento a divisão das tarefas e a definição de quem será responsável por cada atividade.  

Planning

No início de cada Sprint, é realizado a Planning, uma reunião de planejamento do projeto onde é priorizado os itens do product backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante a Sprint. Então as tarefas do product backlog são transferidas para o Sprint backlog.

Daily Scrum

Durante a Sprint são realizadas Dailys, reuniões diárias para alinhamento do progresso de tarefas entre o  time de desenvolvimento juntamente com o Scrum Master, podendo ser remota ou presencial.

Review

Considerada a etapa final da Sprint, é na review que o Scrum Team se reúne com o Scrum Master para a entrega das tarefas. O Scrum Master então revisa as tarefas e sugere melhorias, apontando os pontos positivos e negativos. 

Autor: Eliton Dioni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *