23/10/2019 Eliton Dioni 1Comment

No desenvolvimento de um projeto, alguns aspectos são necessários para que sua elaboração não se torne uma “dor de cabeça”. É extremamente útil que haja um compartilhamento de arquivos eficiente entre a equipe, sem pen drives ou e-mails. E mesmo que trabalhe sozinho em um projeto pessoal, o versionamento de código traz inúmeras vantagens.

O QUE É VERSIONAMENTO DE CÓDIGO?

É a capacidade de um sistema prover meios de gerenciamento e manutenção de arquivos. Tais arquivos podem ser utilizados por toda a equipe, serem modificados, restaurados para versões mais antigas caso haja algum conflito ou apenas comparar mudanças que foram feitas de uma versão para outra.

Um bom exemplo utilizado por nós, da Conexão Panvel, é o GitHub. Essa ferramenta disponibiliza o versionamento de código, tendo todas as funções listadas acima e muitas outras. Uma das principais vantagens em se utilizar o GitHub é a criação de repositórios remotos, podendo mantê-los públicos ou privados e assim trazendo mais segurança para os seus projetos. A ferramenta têm sido muito utilizada pela equipe pois auxilia no ambiente colaborativo, onde podemos trocar informações, correções de bugs e edições de projetos de uma forma muito simples.

Autor: Otávio Pohren

One thought on “GIT E VERSIONAMENTO DE CÓDIGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *