Depois do post mostrando como criar sua primeira aplicação web em React que pode ser encontrada neste link, vamos falar um pouco sobre mais sobre as funcionalidades dessa poderosa biblioteca.
O react é uma biblioteca javascript de código aberto. É utilizado nos sites da Netflix, Imgur, Feedly, Airbnb, SeatGeek, HelloSign, Walmart e outros. O react utiliza o JSX(JavaScript Syntax eXtension) que permite escrever código html dentro do javascript, além disso o React tem como função principal auxiliar a criação da UI permitindo a utilização de components. Assim é possível a criação de componentes customizados. Por exemplo se precisarmos de um botão, é possível criar um componente que pode ser reaproveitado com parâmetros customizados, poupando tempo e código repetido.
Um exemplo de componente (dentro de uma função) pode ser visualizado abaixo com o componente Header:
Com esse componente criado, apenas precisamos chamá-lo sempre que necessário:
Este conceito é muito utilizado em conjunto com o conceito de propriedade, ou apenas props, pois permite passar através desses componentes alguns parâmetros sempre que necessário. Por exemplo, um título dentro deste componente poderia ser escrito dessa forma:
Outro conceito do React muito utilizado é o de estado e imutabilidade, utilizado sempre que queremos armazenar uma informação a partir do componente. Em resumo, o estado vai armazenar e alterar uma informação e a imutabilidade irá garantir que a variável do estado não seja alterada de uma forma direta, dando mais performance e segurança para sua aplicação:
Estes três conceitos definem as funcionalidades mais utilizadas no React, mas a biblioteca vai muito além. Para saber mais sobre como criar sua primeira aplicação web em react e utilizar esses poderosos conceitos, acesse criando sua primeira aplicação web em react.
Autor: Eliton Dioni