12/06/2020 Eliton Dioni 0Comment

Depois do post mostrando como criar sua primeira aplicação web em React que pode ser encontrada neste link, vamos falar um pouco sobre mais sobre as funcionalidades dessa poderosa biblioteca.

O react é uma biblioteca javascript de código aberto. É utilizado nos sites da Netflix, Imgur, Feedly, Airbnb, SeatGeek, HelloSign, Walmart e outros. O react utiliza o JSX(JavaScript Syntax eXtension) que permite escrever código html dentro do javascript, além disso o React tem como função principal auxiliar a criação da UI permitindo a utilização de components. Assim é possível a criação de componentes customizados. Por exemplo se precisarmos de um botão, é possível criar um componente que pode ser reaproveitado com parâmetros customizados, poupando tempo e código repetido.

Um exemplo de componente (dentro de uma função) pode ser visualizado abaixo com o componente Header:

Com esse componente criado, apenas precisamos chamá-lo sempre que necessário:

Este conceito é muito utilizado em conjunto com o conceito de propriedade, ou apenas props, pois permite passar através desses componentes alguns parâmetros sempre que necessário. Por exemplo, um título dentro deste componente poderia ser escrito dessa forma:

Outro conceito do React muito utilizado é o de estado e imutabilidade, utilizado sempre que queremos armazenar uma informação a partir do componente. Em resumo, o estado vai armazenar e alterar uma informação e a imutabilidade irá garantir que a variável do estado não seja alterada de uma forma direta, dando mais performance e segurança para sua aplicação:

Estes três conceitos definem as funcionalidades mais utilizadas no React, mas a biblioteca vai muito além. Para saber mais sobre como criar sua primeira aplicação web em react e utilizar esses poderosos conceitos, acesse criando sua primeira aplicação web em react.

Autor: Eliton Dioni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *