25/03/2020 Eliton Dioni 0Comment

Em decorrência do avanço do Covid-19 no Brasil, é altamente recomendado que o cidadão permaneça em casa. Várias faculdades acabaram fechando e a Faccat seguiu pela mesma linha e suspendeu as aulas desde o dia 16 de março. Desde então estamos trabalhando remotamente. No nosso time, apenas nossa Scrum Master teve alguma experiência anterior com Home Office, logo estávamos apreensivos, porém, animados com a possibilidade.

Acreditamos que quando há confiança e apoio, o processo de desenvolvimento tende a ser o mais transparente possível. Pensando assim, estamos acolhendo esta oportunidade de continuar trabalhando em casa e entregando maior produtividade e transparência.

Neste cenário, utilizamos o Discord como ferramenta de comunicação. Seus canais de chat e salas de conversa cooperam muito no cotidiano do projeto. Uma ferramenta que possa centralizar reuniões, comunicação e compartilhamento de informações acaba trazendo muitas facilidades. Sem contar com a possibilidade de integrar ferramentas como Git ao próprio Discord. Outra ferramenta que ajuda neste cenário é a IDE Visual Studio Code em conjunto com a extensão Live Share. Assim, várias pessoas podem trabalhar no mesmo código em tempo real.

Esperamos que após toda essa crise sanitária os setores privado e acadêmico tenham maior fé no trabalho remoto. Tal modalidade de trabalho traz vários benefícios tanto para empregador como para empregado.

Autor: Otávio Pohren

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *