23/04/2020 Eliton Dioni 1Comment

Adquirida pela Google em 2014, o Firebase é uma plataforma de desenvolvimento web e mobile muito utilizada pelo seu back-end completo (conhecido como Baas – Backend as a Service), disponibilizando diversos serviços que auxiliam no desenvolvimento e gerenciamento de suas aplicações. As suas funcionalidades são utilizadas através do seu console web, para facilitar a implementação. A equipe utilizou os recursos do firebase em seu novo projeto (mais informações sobre em breve, aguardem), e com isso segue uma explicação sobre os serviços que utilizamos:

Realtime Database: Um banco de dados que permite sincronizar e armazenar os dados entre usuários e dispositivos em tempo real com um banco de dados NoSQL hospedado na nuvem, onde podem ser inseridas regras de segurança para definir quem tem acesso a quais dados. Além disso, os dados permanecem disponíveis caso a aplicação fique offline, fornecendo uma ótima experiência ao usuário.

Hosting: É um serviço que fornece hospedagem segura para sites, que suporta aplicativos web e micros serviços, o firebase hosting utiliza o SSL que certifica a segurança dos dados com uma conexão segura ao servidor. Os arquivos são armazenados em cache na CDN Global (Rede de distribuição de conteúdo), fazendo com que o conteúdo seja entregue rapidamente.

Functions: Um ambiente Javascript que permite executar funções quando determinados eventos são desencadeados, exemplos comuns de funções são: a alteração de dados no Realtime Database, inscrições de usuários pelo Auth, integração com serviços e APIs de terceiros, entre muitas outras.

Esses são apenas alguns dos muitos serviços poderosos e facilmente implementáveis que o Firebase possui, a maioria deles sendo gratuitos, além de seu back-end completo. Uma ótima recomendação da nossa equipe para suas próximas aplicações.

Autor: Eliton Dioni

One thought on “Firebase – Solução completa para aplicações web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *