Sem categoria

Decodificando o Formulário de Endosse de Renúncia de Sub-rogação para Entusiastas de Tecnologia

25/04/2020 Eliton Pedrotti 0Comment

À medida que a tecnologia continua a avançar a um ritmo acelerado, também evoluem as maneiras pelas quais a documentação legal impacta esses projetos. Especificamente, em um projeto tecnológico recente, fui lembrado de um formulário de renúncia de sub-rogação que foi incluído em um contrato de desenvolvimento de software. Aqui está o que você precisa saber sobre esses formulários e como eles podem impactar suas considerações legais futuras.

Um formulário de renúncia de sub-rogação é frequentemente emitido por um segurador ou corretor de seguros a pedido de um de seus clientes. Essencialmente, quando há várias partes incluídas em um contrato específico, os seguradores dos clientes responderão à linguagem que é contemplada em qualquer um desses acordos – mesmo que não sejam as partes diretas do contrato. Isso significa que, se você é uma empresa de tecnologia trabalhando com outras em um projeto futuro, pode receber um formulário de renúncia de sub-rogação.

Existem muitas situações em que um advogado pode aconselhar seu cliente sobre esse tipo de formulário. Apenas alguns exemplos incluem a negociação de um contrato de desenvolvimento de software em que um cliente está sendo contratado por outra empresa para concluir um projeto específico. Nessa situação, é comum garantir que ambas as partes estejam protegidas de serem processadas pela outra devido a questões relacionadas ao projeto. Isso é especialmente verdadeiro se alguma das empresas estiver contratando uma parte específica do trabalho geral a um fornecedor terceirizado.

As potenciais preocupações legais de incluir essas disposições em um contrato de serviço tecnológico são frequentemente negligenciadas. Por exemplo, sem a linguagem adequada, a renúncia de sub-rogação pode não ser válida. Em outros casos, a empresa de tecnologia descobre que seus contratados ou outros subcontratados não estarão cobertos. Mesmo a inclusão de uma renúncia dentro de um contrato de desenvolvimento de software pode levantar uma preocupação inesperada de auditoria para seu provedor de seguro de responsabilidade.

Além disso, o que acontece se você estiver trabalhando com outra empresa de tecnologia e seus fornecedores terceirizados não abordaram adequadamente a renúncia de sub-rogação? Mesmo uma preocupação legal potencial deve ser considerada cuidadosamente antes de assinar.

Aqui estão apenas alguns exemplos de como essa tecnologia tem sido usada no mundo da tecnologia:

Para mais informações sobre o formulário de renúncia de sub-rogação, não deixe de conferir O Formulário de Renúncia de Sub-rogação Explicado do 2c1C. Se você gostaria de saber mais sobre possíveis cenários de casos, bem como alguns dos riscos adicionais associados a não considerar esses documentos no campo tecnológico, não deixe de consultar um advogado experiente.

Para mais leitura sobre considerações legais em contratos de tecnologia, você pode visitar Wikipedia sobre Direito Contratual.