Sem categoria

Decodificando a Complexidade Legal: Um Guia Tecnológico para Compreender Fluxogramas de Homicídio

27/01/2021 Eliton Pedrotti 0Comment

O Papel da Tecnologia na Compreensão do Direito Penal

A beleza da tecnologia é que ela pode tornar ideias abstratas bastante fáceis de entender. Desenvolvida por programadores profissionais, a tecnologia da computação conseguiu criar representações visuais de processos complexos, coisas que podem ser difíceis de descrever na linguagem normal. Uma das maneiras mais populares de fazer isso é através de fluxogramas. Mas o que isso tem a ver com o direito? A resposta está no fato de que o direito também pode ser complexo, especialmente o direito penal, que muitas vezes é muito processual.

Quando crimes acontecem, as pessoas frequentemente têm que determinar quais leis foram violadas, quais procedimentos precisam ser seguidos, o tipo de evidência que é necessária e quais punições devem ser aplicadas para os referidos crimes. Por exemplo, homicídio. Um crime muito sério, muitas vezes é definido como o assassinato intencional de outra pessoa. Mas onde muitas pessoas podem ter dificuldade em entender isso, os profissionais do direito penal usam fluxogramas para tornar o processo muito mais fácil de visualizar. Basicamente, um fluxograma abrangente de homicídio do direito penal terá múltiplas declarações de ‘se’. Por exemplo: Se um réu matou alguém nos últimos dez anos… SE o réu estava agindo em legítima defesa… SE o réu era um transeunte inocente… Então o réu não é culpado. Se as declarações acima não se aplicam… Então o réu é culpado. E assim por diante.

O papel da tecnologia no direito não se limita a simples representações visuais, no entanto, e ainda mais assuntos complexos podem ser simplificados e tornados compreensíveis para aqueles fora do campo jurídico. Por exemplo, um fluxograma de homicídio do direito penal (como o que está no link acima) inclui múltiplos aspectos diferentes que cobrem especificamente o homicídio. No artigo patrocinado, todos os tipos de homicídio são abordados, do primeiro ao terceiro grau, e até homicídio veicular. A partir daí, outras perguntas também são aplicadas, como se o homicídio foi acidental, envolveu uma testemunha e se o réu estava sob coação, mentalmente incapacitado ou declarado lixo branco. Finalmente, um fluxograma determina como alguém que é culpado de homicídio deve ser punido.

Ao mesmo tempo, ao remover a linguagem jurídica do processo e apresentar o processo de uma maneira que faça sentido para aqueles que não estão familiarizados com o direito, ele se torna acessível para aqueles que tentam obter uma visão geral do que realmente acontece quando um homicídio é cometido. Mas qual é a conexão com a tecnologia? O que temos agora é a capacidade de criar uma representação visual clara do processo complicado, uma representação digital de um procedimento legal que o guiará passo a passo.

Como qualquer programação de computador, criar um fluxograma desse tipo leva tempo, esforço e até mesmo algum conhecimento de como o sistema judicial funciona. Ao mesmo tempo, isso promove uma ideia legal conhecida como alfabetização visual, que tem ganhado popularidade à medida que a era da informação avança. O aprendizado visual oferece muitas vantagens sobre o aprendizado tradicional baseado em entrada, pois torna a informação mais fácil de digerir, seja porque a informação é mais fácil de entender ou simplesmente mais interessante de se olhar, ou ambos. Também ajuda os indivíduos a visualizar um processo, simplificando questões complexas em metas gerenciáveis.

Dentro da programação, temos a mesma oportunidade de incentivar o aprendizado visual entre os codificadores e a representação legal para não profissionais do direito. Na verdade, podemos até incentivar o aprendizado visual digital, que é onde podemos usar um fluxo de pontos e exportá-lo para um arquivo .png para fácil visualização em qualquer dispositivo digital. Criado em programas como Microsoft Applications, um fluxograma pode ser criado nesse formato antes de ser facilmente compartilhado com outros.

Portanto, se você deseja criar seu próprio fluxograma de homicídio do direito penal ou até mesmo um gráfico totalmente único para outro campo de aprendizado, considere alguns dos seguintes programas:

  • Microsoft Word
  • Microsoft PowerPoint
  • Google Sheets
  • Plataformas online como Canva ou Flowchart.com

Todos esses programas podem ser usados para criar um fluxograma de homicídio do direito penal, outro fluxograma para o direito penal ou um fluxograma para um assunto totalmente diferente. Claro, a arte do direito não para na criação de representações visuais de procedimentos legais. Na verdade, as representações visuais são frequentemente acompanhadas por consequências da vida real. Esperamos que esse processo complexo tenha sido simplificado para você e que você tenha aprendido sobre a beleza da codificação, tecnologia e até mesmo fluxogramas simples no campo do direito.